sábado, 7 de novembro de 2009

Estranho Cotidiano


Mais um dia começa. Levanta cedo para ir ao trabalho e faz o que todo mundo faz. Redundante. Sai de casa, ainda mastigando o café da manhã, corre para pegar o ônibus antes que pudesse ter a chance de pegá-lo, já se foi. Olha para o relógio, está relativamente atrasado, não sabe o que vem a frente, mas lembra-se do trânsito de todos os dias.

Pega o ônibus seguinte, vinte e um minutos depois... Chega a principal via de acesso ao centro da cidade grande. Nos primeiros quilômetros uma freada brusca, a senhora que acabara de passar na roleta pisa no seu pé, e ele acorda. Estava sonhando com a sua cama, edredom e travesseiro. Resolve ligar o seu mp4 player, põe numa daquelas rádios de notícias, onde a cada 20 minutos tem-se um boletim repetido. Parece que as notícias se repetem - Dejá vù?

Ainda na metade da via expressa, sentado em seu lugar e com o braço na janela, retira os fones, a bateria do dispositivo acabou. Guarda na mochila, retoma o braço à janela e ainda sente a sua cama chamando-o. "VOLTA PRA CASA", dizia em sua mente. Fecha os olhos e tenta voltar ao 'sonho' em que estava mas , subitamente, a sirene de uma ambulância o faz sair de toda aquela fantasia matinal. O motorista do ônibus em que está corta caminho por uma rua do entorno e a ambulância finalmente consegue passar.

Após curvas a direita, esquerda e seguindo reto, seu ônibus sai em um trecho mais a frente da mesma via expressa. Dessa vez um carro estava quebrado e não havia acostamento. Era um desses carros da era 'recall', quem dirigia era uma mulher cujo veículo não conseguiria empurrar sozinha. O ônibus avança, parecendo uma minhoca de metal, ou ainda uma agulha costurando um tecido, só que no asfalto bastante desgastado. Dois pontos antes dele saltar, uma Kombi fecha a passagem de um outro ônibus que vinha a frente, e o motorista, indócil, tenta sair da traseira da mesma e acaba fechando fluxo de veículos da segunda pista. A Kombi, transportando passageiros de forma irregular fica parada por exatos cinco minutos, e ele olha novamente para o relógio pensando em descer do ônibus e ir a pé. São apenas duas passarelas...

Não o faz por pouco. Mas ao chegar ao destino, lembra-se que faz calor naquele dia e o fato de encarar uma passarela em um lugar tão perigoso e com sol forte, o faz pensar em pegar o primeiro coletivo com ar condicionado. No início da passarela, alguns policiais fazem patrulhamento e tecnicamente garantem a segurança e ordem públicas. Nada mal, mas ele, ao olhar os dois homens ali, sabia que aquilo duraria até o meio-dia, quando eles tomariam uma rua paralela a via expressa e seguiriam para o restaurante popular.

Quase na metade da passarela, de onde dava para sentir a vibração dos veículos que passavam embaixo e toda a poluição por eles emitida e ver boa parte daquela imensa avenida, escutou um 'bip' em suas costas. Eram dois motociclistas, os chamados 'Office boys’. A passarela perdera a função 'para pedestres' , pensou. Passaram por ele e após alguns segundos, começaram os tiros...

De repente tudo fica estranhamente sem emitir qualquer som. Sente que caiu de costas naquele chão sujo e quente, e com uma forte ardência no peito. Percebeu então todos os transeuntes parados, ali, olhando-o caído. Fechou os olhos e não sentiu mais nada... era apenas mais uma vítima da violência. Mais um registro estatístico daquela cidade.

Foto - Capa do CD da Banda Coldplay [Viva la Vida - EMI / 2008 @Todos os direitos reservados. Copyrights.]

21 comentários:

Rafa Rodrigues disse...

Excelente, Rafito! Eu adorei o texto... ia perguntar de onde você tinha tirado. Feliz surpresa saber que foi você que escreveu. Congrats!

keep on writing! ; )

Bjs, Rafinha.

Unknown disse...

No começo do texto , eu achei super engraçado, nao sei pq , mas comecei a rir, aí eu pensei:" ta contando a historia dele". Mas qdo vc citou :"e ele olha novamente para o relógio pensando em descer do ônibus e ir a pé" , percebi q nao era vc , vc é mt preguiçoso!rs Mas voltando ao assunto: o texto ficou mt bom e a figura faz jus ao texto , adoro Cold Play e essa música parece q dá força pra vc aguentar um dia dificil.
Pra mim , esse foi o melhor poste pois vc mostrou a realidade.

Bjs de sua amiga doida!rs


PS: demorei um tempao pra escrever, depois vc me pergunta o pq. heehehe

Érica Azevedo disse...

Oi Sun. Maravilhoso o texto, muito bom! Mesmo!!!

Está um texto profissional, também ia perguntar de onde você tirou. As pontuações, o tempo, as sensações, tudo... me fez sentir o que o peronagem estava sentindo.

Anônimo disse...

Rafael Barbosa

realmente, como já havia dito a você, seu texto está muito, muito bom, cara.

excelente narrativa. enriqueceu bastante nosso blog. continue assim.

abraço.

Jhon disse...

Bem interessante, Rafito!

Acredito que bons escritores são aqueles que conseguem fazer você se enxergar "na pele" dos seus personagens... A descrição, explicitação de sentimentos e pensamentos que você jura já ter sentido ou pensado exatamente daquela forma, com aquelas palavras,sabe?... Legal! Tá indo bem, garoto!rs

Parabéns!!
Faça sempre o que te dá prazer. ;)

Abração.

Rafael Oliveira disse...

Obrigado a todos pelos comentários, o texto eu escrevi... tirando o final, é praticamente autobiográfico!

ps: Inspirei-me, embora sem conhecer, no autor chamado Rubem Fonseca. Procurem o novo livro dele lançado pela Ediouro/Agir.

Abraços!

Wallace Couto disse...

Bom cara, devido a correria do dia dia de cao que enfrentamos, tentando manter o equilibrio emocional, ou deixando de lado todos os fatos corriqueiros da vida, sinto falta em ler algo que expresse a realidade, ler algo que me faça sentir mais proximo da realidade. Me deparar com um post como esse chega a ser esfusiante...fera ficou show exatamente isso show.

Com a brilhante ajuda de Cold Play

Unknown disse...

Parabéns pela redação! Nua e crua, uma ótica sensível da realidade! Bjs

Rodrigo Campos disse...

Hola chaval!

El texto está buenísimo, la narración hace que consigamos vivir la misma experiencia que vive el personaje de tu texto. A propósito.. diría yo que escribiste un cuento. Me encantan los cuentos! ¿Ya leíste alguno de García Marquez?

Bueno.. hasta la vista... y que sigas escribiendo!

Bem Vindo à Minha Vida disse...

Muito inteligente o seu texto, parabéns pelas pontuações corretas, difícil achar num texto tantas grafias corretas. O texto em si está perfeito, me fez pensar um pouco, já que nos tempos de hoje está difícil parar para pensar, rsrsrssrsrrs......


Abs.

Jean Carlos disse...

Muiiitooo booom!
Quando crescer quero escrever assim como vc !
rs*
Texto maravilhoso que escreveu, uma verdadeira crônica!

Abraços
me visite...

ps:nda igual ao seus textos né!
rs*

João Pedro Goulart disse...

Uau.. não é por nada não.. mas...SENSACIONAL..

Parabéns...

Unknown disse...

Maravilha!
Teve um ar de inquietação em seu texto..
Gostei da sensação que me causou...
;D

Unknown disse...

Maravilha!
Teve um ar de inquietação em seu texto..
Gostei da sensação que me causou...
;D

Unknown disse...

Diante deste texo que descreve uma triste realidade que se repete diariamente e já banalizado pela mídia,só posso concluir que aproveitar cada dia como se fosse único e viver a vida na sua forma mais simples e verdadeira é o melhor caminho.

Parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

Cara Rafito, muito bom o seu texto. De forma poética uma expressão da realidade. Parabéns Cara

Thiago ^^

jj disse...

Nossa, demais!

Relata muito bem a vida de um trabalhador.

Quando li esse texto, senti uma agonia.. Imagine, fazer essa rotina todos os dias de sua vida? Isso é um grande exemplo do nosso Governo, ganhando pouco e com péssima qualidade de vida. Só vivemos para trabalhar e pagar contas.

Basta agora nessas eleições tentar mudar! Temos que ter atitude!

Rita Fonseca disse...

Cara,

Quando te conheci achei que você tinha alguma coisa de poeta, artista, sei lá...

Agora tenho certeza!

Continue, não para não hein!!

beijão,

Marcos Gabriel disse...

Muito bom!!! extraordinário. Consegue ser engraçado e triste. Engraçado porque é o sofrimento de todos que dependem do transporte público e você conseguiu transmitir, na minha opinião, de forma ergraçada ; eu passo por isso como muita gente também. Triste porque assim é a realidade desse país, como vemos nos noticiários isso acontece mesmo, ninguém está livre. Um abraço e Congratulations!!!

Márcia Maria disse...

Ótimo. Não há como em algum momento, quando não em todos os momentos descritos, se identificar.
Uma realidade da qual todos adorariam fugir, mas precisamos ter mais esperança ao acordar para vencer um novo dia. Porque ele sempre vem! ;)
Bjao**

Bruno disse...

Realmente o texto é muito bom...

Eu me coloquei no lugar do personagem, por alguns instantes. E fiquei ainda mais surpreso com o final.
Pensei no começo de que você estava apenas relatando o seu dia.

Muito bom o texto, deveria investir em contos assim.

Abraço,
Gilson David